Image Map

Dicas: Como prevenir e amenizar a acne

Meninas, tudo bem?
Hoje venho mostrar meus conhecimentos e experiências com acne.
Como vocês devem ter notado em alguns dos meus vídeos eu tenho um pouco de acne mas, quando eu tinha entre 13/14 anos a situação era bem pior.
Já usei muitos produtos, fiz receitas caseiras daquelas que se encontram ai pela internet e em revistas e pouquíssimas funcionaram realmente.
A primeira coisa a saber é : Não é porque tal remédio ou receita caseira funcionou na sua amiga que vai funcionar em você. E não é porque não funcionou nela que não vai dar certo contigo também.
Sempre tem gente que te fala mil e uma maneiras de acabar com a acne mas, elas não vão desaparecer de um dia para o outro. Para tudo é necessário paciência. E se você tem acne, com certeza vai gastar dinheiro experimentando produtos até encontrar um perfeito para sua pele!

O que é a acne?

A acne surge pelo acumulo de sebo nos poros que acabam "entupindo" e consequentemente  inflamam. 

Como prevenir a acne?

Não importa seu tipo de pele, até quem tem pele seca pode sim ter acne. Para prevenir as temíveis espinhas, mantenha sempre sua pele limpa e hidratada. 
A limpeza é a principal aliada no combate a acne. Basta lavar seu rosto entre duas e três vezes ao dia com o sabonete específico. 
As regras para uma pele perfeita são: Lavar com sabonete específico (o que mais for adequado ao seu tipo de pele e que seja de preferência anti acne), use um tônico ou adstringente (também anti-acne), hidratante facial e para finalizar, protetor solar.

Se você tem acne, o ideal é usar produtos em gel ou para peles oleosas. Isso porque, quanto mais oleoso o produto aplicado no rosto maior a tendência ao aparecimento da acne.

Muitas meninas reclamam do protetor solar, que na maioria das vezes deixa a pele super oleosa ou "com excesso de brilho" . Porém no mercado já existem protetores faciais oil-free, que não deixam a pele oleosa e secam rapidamente. Algumas marcas que tem o produto são Neutrogena, La Roche Posay, Adcos, Natura e Clinique. 

Esfoliação: Aliada ou inimiga?

A esfoliação é uma técnica onde uma substância micro granular é usada para remover células mortas e aumentar a circulação de sangue, ajudando a pele a ficar mais viçosa. A esfoliação nem sempre é uma boa saída para quem tem acne, já que a acne é uma inflamação e a esfoliação pode piorar ainda mais a aparência dela. 
Por experiência própria recomendo quem tem acne fazer esfoliação apenas 1 vez por semana e com produtos para pele oleosa ou acneica. Além disso fazer apenas quando não tiver nenhuma acne inflamada.

A alimentação tem influência no aparecimento da acne?

Alguns médicos dizem que isso é mito mas, na minha humilde opinião a má alimentação tem influência sim no aparecimento da acne. Por exemplo: Fique duas semanas comendo apenas coisas saudáveis como saladas, carnes magras grelhadas, cereais, beba muito líquido ( nada de refrigerante e bebidas gasosas) e repare se sua pele vai ficar com uma aparência melhor ou não. 
Quando se come alimentos gordurosos em excesso além de prejudicar seu organismo, sua pele também ficará comprometida.  Evite abusar de chocolate, lanches, refrigerantes e salgadinhos. Sua pele vai agradecer!

E para quem já tem acne? Qual o melhor tratamento?

Quando já se tem acne o importante é procurar um dermatologista pois, ele irá analisar o tipo e indicar o melhor tratamento. Existem os tratamentos tópicos e os orais. Se o seu grau de acne for baixo, daquelas que só aparecem de vez enquanto ele vai indicar alguns sabonetes, cremes e tratamentos clínicos como peelings ácidos, laser e etc. Porém, se você tem um alto grau de acne, ele irá indicar um tratamento oral como o famoso Roacutan( que só pode ser vendido com receita e tem muitos efeitos colaterais).

Porém se você já tem acne também não pode abrir mão de tudo. O cuidado com a limpeza deve ser a mesma ou senão redobrada. Usar produtos para acne é super importante mesmo que você não acredite que os produtos cosméticos anti acne funcionem. 

Maquiagem para quem tem acne:

Existem ótimos produtos para criar a make perfeita e que ainda ajudam no tratamento da acne. Estes cosméticos que além de embelezar a pele tratam-a, geralmente são bem mais caros que os convencionais portanto, uma boa saída é usar maquiagens minerais ou oil free, que ajudam a controlar a oleosidade, sendo assim não interferem na acne e nem pioram sua aparência.



Agora vou descrever minha pior experiência com relação a produtos anti-acne:

Já usei tudo quanto foi coisa. Mas, acredito que minha pior experiência foi com o famoso Asepxia. Quando vi a propaganda fui correndo a farmácia e comprei o sabonete e a base anti acne, que só pioraram minha situação. Nem tinha tantas espinhas assim, porém quando usei o sabonete pela primeira semana a quantidade de espinhas triplicou e deixaram todo meu rosto dolorido. Portanto este sabonete é algo que eu nunca vou recomendar para ninguém! A base deixa um aspecto de reboco, tampa os poros de uma forma inexplicável ( não, isso não é bom) e que ao passar do dia vai deixando a pele com pequenas gotículas sobre a base ( o óleo natural da pele). No fim do dia sentia minha pele mais ou menos como a da imagem:



E você tem acne? Já usou algum produto bom para o tratamento ou algum que foi contra todas suas expectativas? Comente aqui.
Super Beijo ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário